Nesta manhã de 01/07/2024, ocorreu na sala de reuniões da Administração do HCFMRP-USP (Unidade Campus-USP), a apresentação avaliativa dos primeiros três meses de “Estágio de Gestão em Hospital Terciário” do “Fellowship” (Complementação Especializada) de “Gestão em Medicina de Família e Comunidade”, dentro do complexo de serviços de saúde do HCFMRP-USP/FAEPA.

Os atuais R-3 de Gestão – Cely Carolyne Pontes Morcerf e Fernando Moura Moreira – fizeram anteriormente Estágios de Gestão na Atenção Primária e na Atenção Secundária Ambulatorial e, após esse Estágio de três meses no HC-Campus e UE, iniciarão amanhã o Estágio no Hospital Estadual de Américo Brasiliense, e posteriormente na SMS-RP, CAPS 3, Consultório de Rua e na Penitenciária de Serrana. São os pioneiros nesse “Fellowship” e apresentaram sua avaliação geral e propostas para Melhoria de Qualidade do Serviço e da Residência.

Foi apresentado o modelo inovador e de sucesso dessa Residência em Gestão, baseada no HCFMRP-USP, para a formação de gestores para todo o Brasil, para o SUS (incluindo a Saúde Suplementar).

Gestores para todos os níveis de organização do cuidado em saúde (para a gestão da clínica cotidiana, para serviços primários, secundários e terciários, e para redes de saúde), dentro da proposta da OMS de “Cuidados Integrados e Centrado nas Pessoas”, enfatizando a responsabilidade social, a equidade e o trabalho com populações marginalizadas e negligenciadas – as quais sofrem imensamente com multimorbidades e necessidades complexas de cuidado.

A apresentação contou com a participação e fala do superintendente do HCFMRP-USP, Prof. Ricardo Cavalli, e outros colaboradores da Residência em Gestão – como as Profas. Maria Eulália e Deocélia, da Diretoria Administrativa do Hospital, dos Profs. João Azevedo Marques e Luciane Loures (como Coordenadores da Residência e representando o Departamento de Medicina Social da FMRP-USP e, no caso da Profa. Luciane, como Vice-coordenadora da COREME do HCFMRP -USP), de outros diretores da estrutura administrativa/funcional do HCFMRP-USP, do Prof. Maurício Godinho (Coordenador da Unidade de Emergência do HC), e de outros docentes da USP (Profa. Aldaísa, da Medicina Social, Profs. André Lucirton e Márcia Mazzeo, da FEARP-USP e Prof. Nuno Coelho, da FDRP-USP).