Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do HCFMRP – USP

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) iniciou suas atividades 1999, com quatro médicos residentes, em uma unidade de atenção primária, denominada Núcleo de Saúde da Família. Durante esses anos já formou mais de  uma centena de profissionais, a maioria atuando nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de diversos municípios do país. Encontram-se egressos atuando também como Médicos de Família e Comunidade em convênios médicos e/ou como docentes em instituições de ensino público ou privado.

Atualmente, o Programa oferta 30 vagas de residência em MFC, sendo 15 do primeiro ano (R1) e 15 do segundo ano (R2) e o ingresso se dá por meio de processo seletivo anual coordenado pela COREME do próprio HCFMRP-USP.

O Programa está em conformidade com a regulamentação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e às diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Atualmente, o Programa tem a duração de 2 anos e a carga horária é de 60h semanais, distribuídas em sua maior parte, em unidades de atenção primária à saúde (APS) com a (ESF), em ambulatórios especializados e em outros serviços da rede de atenção à saúde municipal. Há também a possibilidade de estágio optativo de medicina rural,  no Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Barra, um assentamento.

Nossos médicos residentes são também estimulados a participar de curso de pós-graduação, mestrado e doutorado acadêmicos e, desde 2018, durante o segundo ano de residência médica do Programa de Mestrado Profissional em Medicina da FMRP-USP.  É fato que muitos médicos procuram a nossa residência de MFC por conta desse diferencial, além da própria tradição da USP, uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país. 


                    PROJETO DA RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA DE SAÚDE NA ESCOLA, REALIZADO PELO NSF 6, SOB A TUTELA DA PROF. LUCIANE LOURES GANHA PRÊMIO                          NA XIII EXPOSAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO 

“O USO DO CLOWN COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SAÚDE NA ESCOLA DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NO DEBATE SOBRE O BULLYNG COM O AUXÍLIO DA PALHAÇARIA”